Temos que estudar!!!

sexta-feira, julho 14, 2006

Na onda da Psicologia Emocional

Passagem por alguns artigos, retenho alguns requisitos básicos, para ser uma pessoa ainda melhor! (de repente passa-me na ideia que vou fazer uma auto-terapia (??))

Desde a fase crucial da adolescência, por volta do PVA, (e porque tudo ocorre de uma forma inesperada, dramática, onde as aprendizagens são uma fonte forçada de erros inexperados) necessitamos dominar o nosso campo de emoções e as dos que nos rodeiam. O controlo emocional é qualquer coisa como a capacidade de gerir os sentimentos, saber lidar com os sentimentos. Como não estamos sozinhos, e porque o processo de socilizaçao assim o exige, devemos trabalhar o aspecto de reconhecer as emoções nos outros através de um sentimento de empatia: o saber se colocar no lugar do outro. Perceber o outro. Captar o sentimento do outro. A calma, tranquilidade são fundamentais para que isso aconteça. Os problemas devem ser resolvidos através do diálogo sincero. As explosões emocionais devem ser evitadas para que não prejudiquem o relacionamento com os outros.
Num hiato intrínseco do Ego pode morar o esquecimento da auto motivação. Portanto, os TPC's afinal são de extrema importância: (1) vontade de realizar qualquer acto com optimismo; (2) colocar as emoções ao serviço de uma meta; (3) Ao ser-se optimista consegue-se realizar tudo o que se planea pois há uma consciência que todos os problemas são contornáveis e resolúveis.


“Não apenas força, mas força harmoniosa, desejos e homens caindo naquela ordem que constitui inteligência e organização….não o direito do mais forte, mas a harmoniosa união do TODO.”

Platão